- Área: 185 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Doublespace Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Mirante em Broad Cove Marsh está localizado delicadamente ao longo de um estreito pedaço de terra entre uma rua de campo acompanhada por árvores e um dramático penhasco ao lado do oceano. O projeto encontra-se em Broad Cove Marsh Road, nos arredores de Inverness, ilha de Cape Breton, uma pequena comunidade costeira popular entre os turistas e habitantes de temporada por suas praias arenosas, dunas e penhascos ao longo do Caminho Cabot e campos de golfe de nível internacional.
Os clientes, um casal de Toronto orgulhoso de seus três filhos adultos, compraram uma longa faixa da costa por conta de suas amplas vistas do entardecer sobre o Golfo de St. Lawrence, sua adjacência às ruas tranquilas e penhascos recortados do campo de golfe Cabot Cliffs, na intenção de construir um lugar para reunir a família.
A residência de veraneio é definida por um único corredor que passa em paralelo à longitude da propriedade, com uma série de espaços abertos e privados com vistas ao penhasco oceânico.
O corredor está ancorado por um muro de contenção em concreto aparente na parede externa e uma extensão contínua de 14 metros de madeira em tábuas, que deslizam sem problemas do exterior para o interior, e continua até o outro lado da residência.
Em termos de programa, metade da casa é composta por uma grande sala interna/externa que inclui áreas de relaxamento, cozinha e hospedagem. Este espaço aberto está ancorado por uma ilha de 5 metros de comprimento que reúne as funções de preparo de alimento e momentos de refeição.
No outro extremo da casa, três unidades repetidas e iguais passam pela janela de vidro ao lado do oceano para conectarem-se ao corredor e, assim, delimitam os espaços privados de dormitórios e banheiros. Em contraste com o acabamento de concreto do embasamento (muro de contenção e laje de piso), e o acabamento natural de madeira nas áreas de serviço, as unidades foram forradas com grandes tábuas de abeto local pintadas em branco.
A fachada sudoeste da residência (parte privada) se abre às vistas do Atlântico com vidros de piso a teto, enquanto que a longa faixa do clerestório apoiado sobre o muro de contenção (parte pública) permite uma vista contínua e suave de norte a leste. Uma cobertura simples e reversa flutua sobre todo o comprimento do edifício como um leve chapéu, protegendo os interiores do sol intenso do verão, destacando a horizontalidade do mar e da paisagem. Na parte superior da cozinha, uma parte da cobertura se eleva de forma aberta para permitir que mais luz entre moderadamente através de um brise-soleil de madeira de baixa tecnologia para acentuar o coração do espaço social.